BEM VIND@!

Vamos falar de coisas da vida?
Vamos falar das coisas. E também da nossa vida.
Vamos trocar idéias! Aqui neste espaço virtual, nesse tempo incomum...
Singularidades.
Para ser cada vez mais si mesmo, estando cada vez mais inteiro no mundo e nas relações.
Pra mudar, para crescer, para transcender...




segunda-feira, 25 de julho de 2011

+ Amor: Filosofia

Amor é um conhecido nosso. E também é um tema pensado em Filosofia.
Na postagem de hoje trago algumas palavras sobre as concepções Platônica e Agostiniana de Amor. 


Platão no detalhe da obra Academia de Platão [Rafael Sanzio]

  Platão (Atenas, 428 ou 427 a.C - 348/347 a.C.) compara o amor a uma escada que vai do mais relativo ao mais absoluto. Este seria o amor eterno pela beleza em si mesma. Mas é o que a beleza desperta que nos faz subir a escada. A busca do belo e do bom. 
  Para esse filósofo o amor acontece pela falta. Somos incompletos e buscamos no amado a completude. Amar viria, assim, de um desejo natural de plenitude, da busca pela verdade essencial no amado. 
 O amor platônico não é o que poderíamos chamar de amor covarde, que acomoda-se às limitações, mas é o caminho vivido, que faz com que possamos diminuir nossos erros, pois não se fundamenta nas paixões, que podem nos cegar, mas sim na virtude.

 Santo Agostinho, detalhe da obra de Sandro Botticelli , 1480.

  Tornando-se conhecido por cristianizar as ideias de Platão, Santo Agostinho (Aurélio Agostinho: Tagaste, 354 - Hipona, 430) entende o amor como substância da alma, e assim sendo, todos somos capazes de amar. Porém faz-se necessária a escolha do que amar. Santo Agostinho defende a direção do amor ao bem absoluto. Assim o amor seria a forma com a que nos religamos ao eterno. Este filósofo toma o amor como lei existencial. "É infeliz o homem que não ama." - Confissões (398).
  Para ele, o amor é não é incompletude, mas sim um prolongamento de si mesmo ao encontro do outro. O amor é o que traz a felicidade pois dá significado a experiência humana.

Bibliografia:
2008. Paulo Ghiraldelli Jr. Disponível em: http://portal.filosofia.pro.br/o-que--amor-platnico.html
2008. Monteiro, S. O amor em Santo Agostinho. Disponível em: http://suelymonteiro.blogspot.com/2008/08/marco-antonio-separavich-santo.html
Fr. Rogério Gomes.O amor em Santo Agostinho, antes de sua conversão. Disponível em: http://www.3pinformatica.com.br/redemptor/fotos/fotos/admin/imagens/revistas/pdf/amorhumanoemsantoagostinho.pdf

Nenhum comentário: