BEM VIND@!

Vamos falar de coisas da vida?
Vamos falar das coisas. E também da nossa vida.
Vamos trocar idéias! Aqui neste espaço virtual, nesse tempo incomum...
Singularidades.
Para ser cada vez mais si mesmo, estando cada vez mais inteiro no mundo e nas relações.
Pra mudar, para crescer, para transcender...




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Psicoterapia

A Psicologia é a ciência que se dedica ao estudo da mente e do comportamento. A psicoterapia é uma das práticas da Psicologia, e visa promover a saúde mental e propiciar condições para o enfrentamento de conflitos e/ou trans­tornos psíquicos de pessoas e grupos.
Atualmente, é reconhecida a importância do cuidado consigo mesmo, e alguns pré conceitos já estão sendo repensados; sabe-se que psicoterapia não é apenas “para loucos”, mas para todos que desejarem cuidar melhor da própria saúde mental. Pode procurar esse auxílio psicoterápico quem não está conseguindo lidar mais com seus conflitos, dificuldades e problemas. Quem está buscando autoconhecimento, ou passando por crises emocionais relacionadas a alguma área da vida. Enfim, pode fazer psicoterapia toda pessoa que sente que vai se beneficiar desse processo de enfrentamento de suas próprias questões. Nos transtornos psicológicos, pode atuar também de forma preventiva; aos primeiros sintomas de ansiedade, tristeza, medo, etc.; quando a intensidade e frequência destes indicar a necessidade de cuidados.
Ao decidir-se por iniciar um tratamento psicológico, é fundamental sentir-se à vontade com o psicólogo. A personalidade de ambos e a abordagem adotada pelo profissional são fatores importantes na criação do vínculo. As informações da pessoa não são divulgadas, porque o psicólogo clínico, salvas as situações de risco, tem o compromisso ético do sigilo profissional. Também é necessário o comprometimento com a psicoterapia e isso inclui a vontade do cliente de se tratar. A duração é variável conforme a pessoa/grupo e objetivos. Outro fator importante a ser considerado é que não são existem soluções mágicas e o psicólogo não é o detentor de todas as respostas. Trata-se mais de um processo de busca e construção na relação psicoterapeuta e cliente, e dessa forma, visa promover a independência do sujeito, para que ele atinja o equilíbrio necessário e possa agir com mais autonomia.
Estamos em uma era de extrema racionalidade técnica, em que o dinheiro se torna cada vez mais importante e tudo precisa ser eficiente, inclusive as pessoas. Mas para não adoecermos, precisamos desacelerar e refletir sobre a nossa vida, nossas vontades, elaborar sentidos. A psicoterapia é um espaço para a necessária elaboração, porque apesar da exigência mercadológica de estarmos sempre bem e sempre prontos, somos humanos. O respeito pela pessoa como ela se apresenta é o eixo principal da Psicologia.


Nenhum comentário: