BEM VIND@!

Vamos falar de coisas da vida?
Vamos falar das coisas. E também da nossa vida.
Vamos trocar idéias! Aqui neste espaço virtual, nesse tempo incomum...
Singularidades.
Para ser cada vez mais si mesmo, estando cada vez mais inteiro no mundo e nas relações.
Pra mudar, para crescer, para transcender...




segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A que profissional recorrer

Existem vários profissionais que cuidam da saúde mental. Entre eles estão psicólogos, psicanalistas, psiquiatras e neurologistas. Para saber a que profissional recorrer, é importante conhecer melhor a atuação de cada um deles.
O psicólogo é o profissional graduado em Psicologia; está habilitado a fazer avaliações psicológicas, psicodiagnósticos, psicoterapia, aconselhamento e orientação psicológica, entre outros. O trabalho deste profissional não está relacionado somente à presença de psicopatologias; ele atua também em contextos como escolas, hospitais e grupos. Embora existam várias abordagens com técnicas específicas de tratamento, o principal instrumento é a comunicação interpessoal. É indicado aos primeiros sintomas de sofrimento psicológico, na busca de autoconhecimento, na administração de problemas cotidianos e relacionais, etc.
O psicanalista é o profissional que aprofundou seus conhecimentos em Psicanálise, uma teoria da personalidade humana. O método psicanalítico enfoca a importância e a interpretação dos conteúdos inconscientes. Pode-se buscá-lo diante de conflitos psíquicos, para o autoconhecimento, entre outras demandas.
O psiquiatra é o médico que se especializou em Psiquiatria e está habilitado a fazer diagnósticos, prescrever medicamentos e cuidar de transtornos como o de depressão, o de ansiedade e a dependência química. Recorre-se a ele no tratamento dos transtornos psíquicos, mas também na prevenção destes.
O neurologista também é médico, mas é especialista em Neurologia e trata distúrbios do sistema nervoso. Relaciona-se à saúde mental porque diagnostica e trata doenças mentais de base orgânica, causadas por disfunções fisiológicas e fatores físicos. Consultar o neurologista pode ser importante na obtenção de um diagnóstico diferencial, quando se suspeita que um distúrbio possa ter causas orgânicas.
Mesmo com esta divisão entre as profissões, a atuação no cuidado em saúde mental é complementar. Muitas vezes a pessoa precisa, por exemplo, iniciar um tratamento medicamentoso para que estabilize sua condição e possa iniciar uma psicoterapia. Estes profissionais estão aptos a reconhecer qual é a melhor indicação terapêutica e assim, encaminhar ao tratamento mais adequado.



Nenhum comentário: