BEM VIND@!

Vamos falar de coisas da vida?
Vamos falar das coisas. E também da nossa vida.
Vamos trocar idéias! Aqui neste espaço virtual, nesse tempo incomum...
Singularidades.
Para ser cada vez mais si mesmo, estando cada vez mais inteiro no mundo e nas relações.
Pra mudar, para crescer, para transcender...




sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Famílias

  A família é uma Instituição histórica que vem se modificando sem perder a sua importância. O Homem depende de cuidados ao nascer; depois vai se tornando mais independente, mas ainda faz parte de grupos. As famílias; que podem estar ligadas por vínculos como o sanguíneo ou o afetivo; são o primeiro grupo a que pertencemos, no qual vivemos experiências relacionais muito marcantes. Famílias, pois já não há uma só forma de agrupamento familiar, podem ser compostas por pai ou mãe, solteiros, e filhos; casais homossexuais; avós e netos; casais e filhos de outros relacionamentos; casais sem filhos; entre outras configurações.
 Qualquer agrupamento familiar pode ser funcional ou disfuncional. Nos grupos disfuncionais ocorrem situações de aniquilação do outro, extremos de desrespeito e violência doméstica. Já nos grupos funcionais há abertura para que seus membros se desenvolvam e se diferenciem, mas também existem afinidades e congruência, que possibilitam sentir segurança. Mais uma vez o equilíbrio é a medida saudável entre a homogeneidade e a heterogeneidade; e as famílias podem ser espaços de carinho e de educação para a vida.
  Todas as famílias, em maior ou menor grau, têm problemas e conflitos. A forma de lidar com eles dependerá também de como se veem no mundo, pois elas são parte de contextos maiores. A psicoterapia familiar é um auxílio diante da dificuldade em lidar com estes problemas, e quando o sofrimento das famílias pode levá-las ao adoecimento.

Nenhum comentário: