BEM VIND@!

Vamos falar de coisas da vida?
Vamos falar das coisas. E também da nossa vida.
Vamos trocar idéias! Aqui neste espaço virtual, nesse tempo incomum...
Singularidades.
Para ser cada vez mais si mesmo, estando cada vez mais inteiro no mundo e nas relações.
Pra mudar, para crescer, para transcender...




sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Psicologia e espiritualidade


  A ciência psicológica reconhece os benefícios da espiritualidade na vida das pessoas. Como busca pessoal de respostas sobre o sentido da vida e o transcendente, a espiritualidade relaciona-se às religiões, que são conjuntos partilhados de crenças, ritos e símbolos e têm a função de aproximar a pessoa do sagrado.
  Ao falarmos de psicologia e espiritualidade, não elegemos a religião “certa”, e nem podemos estabelecer uma oposição entre aspectos psicológicos e espirituais. Ir ao templo, à igreja, entre outros; ou ter um lado espiritual independente de religiões; não exclui a possibilidade de ir ao setting terapêutico. Pesquisas vêm demonstrando a importância da fé na saúde, no enfrentamento dos problemas, na aderência do sujeito à psicoterapia, e na obtenção de melhores resultados nas intervenções psicológicas. Entendemos que a dimensão espiritual é complementar às dimensões física, psicológica e social na totalidade do ser.
  A maturidade espiritual pode facilitar a compreensão das doenças físicas pelo paciente durante o tratamento médico, e auxiliá-lo no processo de cura. Assim também, diante de dificuldades psicológicas, a busca do equilíbrio pode passar pela certeza do sagrado, pela fé e pela procura de respostas, considerando sempre a importância do tratamento psicológico quando necessário. A postura ética do psicólogo deve abarcar o respeito empático pela espiritualidade do cliente.

Nenhum comentário: